Botucatu

Encontro sobre Patrimônio histórico e Cultura reúne 60 pessoas na Pinacoteca

Publicado

em

Em abril grupo vai debater sítios arqueológicos e tribos indígenas da região

O bate-papo sobre história e patrimônio histórico e cultural de Botucatu reuniu mais de 60 pessoas na tarde do último sábado (12), na Pinacoteca Municipal.

A exposição foi baseada no livro “Botucatu Imprensa e Ferrovia”, lançado em 2001 e reeditado e relançado em 2016 pelo historiador Marco Alexandre de Aguiar, que aborda temas como o Caminho do Peabiru, as primeiras escolas, a fazenda jesuítica, o desenvolvimento da cidade até 1963, ano do movimento ferroviário que era comandado por um botucatuense, membro do partido comunista que esteve na antiga URSS.

De acordo com o organizador Cleber Bertero, o evento superou as expectativas e por isso os encontros vão continuar, com reuniões mensais.

Arqueologia e Tribos Indígenas

No dia 9 de abril o historiador e arqueólogo Fábio Grossi vai falar sobre os sítios arqueológicos da região, a ocupação humana e caminhos do Peabiru , as etnias botucatuenses e mais especificamente sobre a etnia Kaingang que aqui viveu.

No dia seguinte ao evento, 10 de abril, o grupo Peabiru Conexões e Territórios e a secretaria de Cultura receberão representantes da comunidade Kaingang, das terras de Vanuíre de Tupã. Será um momento de retomada de contato histórico para Botucatu.

Os eventos são abertos à comunidade e promovidos por Cleber Bertero com apoio da Secretaria de Cultura, Pinacoteca e Opus MKT.

Mais informações: (11) 9949-43705 (Falar com Cleber Bertero)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile