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Botucatu

Empreendedor deve priorizar novas alternativas e começar a profissionalizar a gestão

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Crises geram oportunidades. A pandemia de covid-19, porém, exige mudanças de posturas administrativas, orçamentárias e de marketing. Este tripé no cotidiano do empreendedor continua sendo fundamental para a sobrevivência de empresas e a manutenção em um mercado cujas perspectivas não são animadoras em curto prazo.

Algumas atitudes determinam posição de competição frente a concorrentes. Estar no mundo digital, por exemplo, tornou-se diferencial neste momento de limitação de movimentação. Mas, apenas dispor produtos e serviços no ambiente virtual não é suficiente, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP, Henrique Teixeira, em entrevista à Revista Destaque Botucatu, editada pela Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB). “É preciso estar no mundo virtual. Isso faz com que as pessoas hoje estão em casa venham a buscar algum serviço e produto pela internet ou mesmo fazer compras pelo tradicional telefone”, explica.

Segundo o consultor, esta inserção ao virtual não demanda altos investimentos, já que é possível encontrar ferramentas gratuitas ou de baixo custo que venham a auxiliar em posicionar a empresa ou marca em ambientes virtuais. O que é preciso, no entanto, atrair clientes por meio de conteúdo útil e oferecer soluções. “O empreendedor deve adotar planejamento desta presença digital, ou seja, compreender que tal modalidade de atendimento é a mesma da presencial. Isso já vinha ocorrendo em um ritmo lento para as pequenas empresas e a pandemia acelerou este processo de inserção. Os que não tinham presença digital agora serão obrigados a abrir estes canais e quem já estava, mas de maneira tímida, terão que acelerar estes processos”, reforça Teixeira.

Para ele, algumas marcas têm solidificado a presença frente ao público por garantir experiências de relacionamentos bem-sucedidas com o consumidor. “As empresas precisam atentar-se que presença digital mais forte não é simplesmente publicar anúncios virtuais, o que seria uma forma de panfletagem pura. Deve-se conversar com o cliente de forma que o mesmo entenda do produto, serviço e que este conteúdo tenha relevância a quem procura a empresa. Deve-se dinamizar essa experiência das pessoas em nossos canais de atendimento virtual”, frisa o analista do Sebrae-SP.

Por outro lado, a gestão financeira da empresa precisa ser aprimorada e tratada com maior ênfase aos empreendedores. Criar reservas, racionalizar custos e dividendos, além de separar o faturamento empresarial do pessoal são pontos a serem adotados a quem empreende, ressalta o analista do Sebrae. “Há a necessidade de planejamento de gestão. Sabemos que 99% dos empresários, em todo o Brasil, não fazem planejamento financeiro, administrando a empresa de um dia para o outro, sendo que deixam de fazer a lição de casa crucial: separar despesas do empreendimento com as da casa e isso acaba em uma roda viva e, quando acaba o rendimento do negócio, acaba por afetar o lado pessoal. É necessário saber o quanto a empresa fatura, o quanto é destinado aos sócios, etc..”, explica Teixeira.

Quanto à retomada dos negócios após a quarentena, haverá um potencial cenário de volta do consumidor aos estabelecimentos, mas isso não necessariamente gerará compras em grandes volumes já que as opções continuarão sendo por itens de primeira necessidade. “Em um primeiro momento as pessoas voltarão às ruas de maneira acelerada até pelo tempo de quarentena. Ocorrerá uma “invasão” ao comércio e isso não se traduz em vendas imediatas. O que ocorreu foi apenas a saída do confinamento. Mas, para que os empresários se mantenham neste momento é planejamento e divulgação. Devemos deixar a postura de mera entrega de produtos, para uma de solucionador de problemas”, alerta o consultor.

O mundo pós-pandemia, no âmbito econômico, vivenciará a aceleração da mudança dos ritmos de negócio, com presença maciça do digital no comportamento das pessoas. Escolhas serão feitas por meio de experiências e relacionamentos. “Haverá uma ruptura nos modelos de negócio. A pandemia veio para acelerar este processo, a quarta revolução industrial que atingirá a todos, desde o grande ao pequeno empreendedor. Considerar o remoto e o digital é uma oportunidade. A população viverá um “novo normal” onde as pessoas serão mais seletivas onde ir e a forma de consumir. As empresas, portanto, precisam fazer parte das vidas destes consumidores. Produto por produto, muitas lojas têm. Mas aquelas que solucionem as necessidades do consumidor, estará à frente da concorrência. Os negócios são feitos de pessoas para pessoas”, finaliza Teixeira.

*Texto originalmente publicado na edição 52 da Destaque Botucatu, publicada pela Associação Comercial e Empresarial de Botucatu. Para acessar a versão completa, acesse aqui.

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

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Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

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Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

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Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

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Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

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A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

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