Conecte-se Conosco

Botucatu

Doadores de sangue e órgãos recebem homenagens na Câmara Municipal

Publicado

em

Equipes do Hemocentro e OPO, do Hospital das Clínicas de Botucatu, também foram reconhecidas pela excelência dos serviços prestados à comunidade

“Nosso trabalho depende apenas de um sim”. A frase do Dr. Laércio Martins Stefano resume bem o sentimento da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que ao lado da equipe do Hemocentro, participou da entrega do diploma de “Reconhecimento Comunitários aos Doadores de Sangue e de Órgãos” promovida pela Câmara Municipal, durante sessão ordinária na noite desta segunda-feira (20). Ambos serviços também foram homenageados pelos vereadores com moções de congratulações.

O ato obedece à Resolução 329, de 18 de maio de 2004, o qual homenageia anualmente a pessoas indicadas pela OPO e o Homecentro. Neste ano receberam tal honraria: Adriana Viriato Godoy (doadora de plaquetas); Antonio Santos Albano (doador de sangue); Juliana Rodrigues Pimentel (doadora especial de sangue); Pedro Augusto Langona – representante da família de João Antonio Langona (doador de córneas); e Surya Campos Tecchio Lopes – representante da família de Marília Avellar Campos Tecchio (doadora de múltiplos órgãos).

“Que Deus retribua com muita saúde a atitude humanitária de cada um [dos doadores]. O ato de desprendimento que demonstram com este tipo de gesto é um verdadeiro exemplo e a sociedade sempre será devedora por tamanho ato de grandeza. Em nome de toda Câmara Municipal, quero cumprimentá-los. Que o gesto sirva de estimulo a outras pessoas”, enfatiza o presidente da Câmara de Botucatu, vereador Izaias Colino.

Se colocar no lugar do próximo

Surya Tecchio (34), as irmãs e o pai, sofreram com a morte da mãe, dona Marília, vítima em agosto passado de um aneurisma cerebral, aos 62 anos. Na época, apesar de ter que encarar a dor da perda, toda família estava bastante consciente e decidida quanto a ajudar outras pessoas através da doação de órgão.

“A gente sempre falou bastante sobre este assunto. Nunca hesitamos. Só de saber que os rins da minha mãe fizeram com que duas pessoas pudessem sair das máquinas de diálise ou que as córneas dela hoje possibilitam outras pessoas a enxergar melhor, já valeu a pena. A saudade da minha mãe fica, mas pelo menos renovamos a esperança de outras pessoas que lutam por uma qualidade de vida melhor. Para isso, é preciso se colocar no lugar do próximo”, diz a assistente administrativa, que trabalha no Centro de Saúde Escola.

Fila da esperança

De acordo com Dr. Laércio Stefano, atualmente, em todo o Brasil, 33 mil pessoas aguardam algum tipo de transplante. E apenas em 2016, ao menos 1.300 pessoas morreram na fila, na espera de algum órgão que oferecesse a esperança de sobrevida. No entanto, para poder acelerar este processo, é necessário maior conscientização por parte da população.

“Ainda há muitos mitos em relação à este assunto. As pessoas têm medo que, por algum motivo, seja retirado o órgão antes mesmo da pessoa falecer. Mas não há chances disso ocorrer porque o processo é muito rigoroso”, afirma o médico. “Este ano, até o momento, já realizamos 18 captações de múltiplos órgãos. Cinco a mais que no ano passado. Mas temos condições de atender mais”, complementa.

Conscientizar e fidelizar

Presentes ao evento na Câmara, Dr. Thiago Eugênio Gouveia Herbest e Silvio Luiz Neves, respectivamente diretor médico e diretor técnico do Hemocentro, também fizeram questão de enaltecer mais este gesto do Poder Legislativo, em reconhecimento às pessoas doadoras. Segundo eles, a média de bolsas de sangue têm aumentado nos últimos meses devido a reformulações dentro do processo de captação. Porém, as ações não podem parar.

“O maior desafio é a fidelização desses doadores. Fazer com que eles possam doar regularmente ao longo do ano. Uma de nossas apostas é o projeto Doadores do Futuro, no qual trabalhamos o conceito de doação junto a crianças a partir de 6 anos e adolescentes a partir de 16, para que elas possam influenciar os pais, familiares e amigos”, argumenta Neves.

“Estão sendo concluídas as obras de adaptação de um espaço dentro do Hospital Misericórdia (Unimed), no Centro da Cidade, para que a partir do ano que vem tenhamos uma alternativa a mais às pessoas que queiram doar sangue. A proposta é também ter estacionamento próprio a doadores, com horários e dias diferenciados ao que já é praticado pelo Hemocentro, dentro do HC, no campus Rubião Júnior”, informa Herbest.

Dia do Doador de Sangue

Uma nova homenagem a doadores de sangue será realizada no próximo dia 27, às 14 horas, no Salão Nobre da FMB. O evento encerrará uma série de atividades que tem sido promovida pelo HCFMB em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado todo dia 25 de novembro.

Serviço

Mais informações sobre o Hemocentro e a OPO podem ser obtidas, respectivamente, pelos telefones (14) 3811-6234 – ramal 240 e 3811-6386. Ou mesmo no site do Hospital das Clínicas: www.hcfmb.unesp.br.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5