Geral

Dia de Campo do Milho reúne 541 participantes

Publicado

em

Evento com realização da FEPE, FCA e Senar debate sementes, manejo do solo e pragas, adubação e semeadura

Os professores Ciro Rosolem e Juliano Calônego (direita), com a aluna Camila Grassmann (ao centro).

O 24° Dia de Campo do Milho de Botucatu reuniu 541 participantes no último sábado (8), na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu. As informações são dos organizadores do evento, que foi promovido em conjunto pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), CATI e Sindicato Rural.

De acordo com o professor Juliano Calonego, do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal, da FCA/UNESP, o carro-chefe foi o ensaio de cultivares, onde as empresas de sementes de milho testam seus materiais.

“Esse resultado serve de base para o produtor rural adquirir os cultivares mais adaptados para as condições de clima e de solo da região”, explica. “Também foi apresentado a importância do manejo correto do solo para melhor crescimento das raízes de milho, o que é determinante para ganhos de produtividade”, conta.

A adubação orgânica foi apresentada como uma alternativa à adubação convencional. “A adubação orgânica pode ser viável para o pequeno e médio produtor. Foram testados como adubação orgânica o lodo de esgoto e o esterco de curral”. Outros temas abordados foram o Manejo de pragas na cultura do milho, os cuidados da semeadura do milho, corte de milho para silagem e adubação nitrogenada no milho.

No evento, empresas apresentaram implementos, máquinas e produtos. Além do professor Calonego, participaram os docentes Ciro Rosolem, Roberto Lyra Villas Boas, Regiane Bueno, Paulo Arbex, Ciniro Costa, Cristiano Paris e Dirceu Fernandes. “O evento foi um sucesso, superando todas as nossas expectativas”, resume Calonego.

Imagens Aéreas: José Alberto Conte Junior (14) 99765-9016

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile