Conecte-se Conosco

Botucatu

“Design Thinking”, compartilhando Experiências e Conhecimento; por Ricardo Pelegrini

Publicado

em

Como havia prometido a vocês hoje falarei um pouco sobre “Design Thinking”. O nome parece complicado? Mas, na verdade, é apenas uma das metodologias mais empregadas para o lançamento de um produto ou marca, exatamente por focar nas reais necessidades das pessoas, observando o comportamento humano, fazendo questionamentos aos consumidores e testando protótipos de produtos e seus conceitos.

Nesta postagem, você vai ver como usar o Design Thinking em sua estratégia de lançamento de produtos e como uma plataforma de pesquisa automatizada pode tornar esse processo muito mais ágil e assertivo.

Antes do Design Thinking ser desenvolvido, duas metodologias principais eram usadas pelas organizações ao implementarem uma estratégia de lançamento de produtos:

– Usar dados do passado para tentar prever o comportamento futuro dos consumidores e do mercado.

– Simplesmente não usar qualquer espécie de dado ou pesquisa, acreditando em seu “feeling” e criatividade.

Os resultados dessas práticas são duvidosos, arriscados e raramente podem levar ao sucesso. O Design Thinking surgiu exatamente para substituir essas abordagens, é uma estratégia de desenvolvimento de produtos criada para evitar esses erros. Sua metodologia se baseia em conceitos inspirados no design, para desenvolver produtos focados no verdadeiro comportamento das pessoas, e se divide em 3 etapas principais, que vamos analisar a seguir.

1- Invente o futuro

Apesar de parecer que essa estratégia de lançamento de produtos está se contradizendo, inventar o futuro, no Design Thinking, não significa perguntar às pessoas sobre certos produtos que você “inventou” e imaginar que elas vão gostar, para depois descobrir se funcionam. O caminho é inverso. Inicialmente, você deve observar as pessoas e mergulhar profundamente em suas vidas, para ter condições de formular perguntas sobre seu comportamento. O objetivo dessas perguntas é descobrir necessidades que elas têm; produtos e soluções que desejam, mas que não existem ainda. Muitas vezes, as pessoas nem se deram conta de que as soluções que estão empregando poderiam ser novos produtos.

Um exemplo disso foi o lançamento de novos cremes de tratamento para a pele pela Procter & Gamble, com o objetivo de revitalizar a marca Olay. Os profissionais de marketing da empresa observaram o comportamento dos consumidores nos pontos de venda e notaram que apesar dos cremes já existentes no mercado terem sido desenvolvidos para mulheres acima dos 50 anos de idade, eram comprados por consumidoras de todas as idades, a partir dos 20 anos. Havia uma necessidade no mercado que foi detectada pelo comportamento dessas consumidoras: cremes específicos para o tratamento da pele de mulheres de 20, 30 ou 40 anos.

Toda uma nova linha de produtos, para diversas idades, foi desenvolvida em função dessa percepção do comportamento das consumidoras, por meio de uma estratégia de lançamento de produtos baseada no Design Thinking.

Nem sempre é tão fácil descobrir porque as pessoas estão agindo de determinada maneira e, no caso de nosso exemplo, uma pesquisa poderia ter sido feita para descobrir o motivo das mulheres mais jovens estarem comprando cremes desenvolvidos para mulheres mais velhas. Essa é uma excelente maneira de se certificar de que o futuro que você está “inventando” realmente corresponde a uma necessidade não atendida dos consumidores.

2- Teste

Agora que você tem a ideia de um novo produto, teste seu conceito, faça pesquisas com o público-alvo e certifique-se de que ele realmente corresponde a um desejo dos consumidores. Nesta fase, é fundamental desenvolver protótipos dos produtos e testar seu uso pelos clientes, novamente observando seu comportamento e a maneira com lidam com ele. É a hora de fazer ajustes no posicionamento, conceitos, identidade visual, embalagem e preço, antes de partir para o próximo passo.

3- Planeje o lançamento do produto

Com todas as suas características, benefícios e atributos definidos, é hora de descobrir o que sua empresa precisa para tornar sua estratégia de lançamento de produtos uma realidade. Quais são as atividades, capacidades e recursos necessários para que tudo funcione como esperado na hora de produzir, distribuir e vender o novo produto?

Ao determinar isso e colocar sua estratégia em prática, as chances de encontrar consumidores ansiosos por resolver uma necessidade que sempre tiveram com a ajuda do produto que você está lançando são muito maiores. É dessa maneira que o Design Thinking pode ajudar sua empresa a definir estratégias vitoriosas de desenvolvimento de novos produtos, diminuindo o risco de lançar algo que ninguém quer.

E se você acha que a condução das pesquisas e testes, de conceito de produto, necessárias para por o Design Thinking em prática podem atrasar ou encarecer todo esse processo, saiba que hoje a pesquisa digital é uma solução acessível. Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, por exemplo, você encontrará diversos questionários de pesquisa certificados por especialistas, prontos para usar e implementar sua estratégia de inovação de produtos com Design Thinking com muito mais rapidez e assertividade.

Viram como não é complicado e que qualquer empresa ou comércio de pequeno, médio e grande porte podem implementar esta metodologia!!

Desejo uma excelente semana a todos e aguardo vocês daqui 15 dias, mais especificamente na terça-feira dia 20 de Fevereiro, quando falaremos de um Monstro de 700kg que você tem em casa. Sabe quem é esse Monstro?

Abraços!

Ricardo Pelegrini

Fundador da Ricardo Pelegrini Consultoria Empresarial e Administração Condominial, especialista em projetos de excelência e de transformar grandes ideias em realidade.

E-mail: contato@ricardopelegriniconsultoria.com

Site: www.ricardopelegriniconsultoria.com

Contatos: (14) 98139-5334

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5