Colunas

Cuidados com a pele no calor: docente do Senac Botucatu dá dicas para os dias mais quentes

Publicado

em

Entenda como manter a saúde da pele do corpo e do rosto e as atitudes diárias que previnem os danos causados pelo sol

As altas temperaturas e a chegada do verão, época mais quente do ano, exigem cuidados redobrados com a pele. Kátia Candido Ayres, docente da área de bem-estar do Senac Botucatu, compartilha dicas que, aliadas às pequenas atitudes diárias, podem contribuir com a manutenção da pele saudável e com a prevenção de danos causados pelo sol.

Enquanto maior órgão do corpo humano, a pele se torna vulnerável nos dias mais quentes, especialmente quando a radiação solar tem mais incidência sobre a Terra, sendo o câncer de pele o principal risco associado às faltas de cuidado. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê que nove mil casos de câncer de pele do tipo melanoma sejam diagnosticados por ano no triênio 2023-2025. Além dele, devem ocorrer 483 mil novos casos de outros tipos de câncer de pele no mesmo período.

Kátia explica que o excesso de radiação solar também nos expõe a outros efeitos a curto e longo prazo, dentre eles: “baixa imunidade da pele, levando a agravamento de disfunções como dermatite e rosácea, manchas, bolhas e queimaduras, além do envelhecimento precoce da pele e perda de elasticidade, levando a formação de rugas. Para evitá-los, devemos reforçar o uso do protetor solar e de barreiras físicas, como boné, chapéus, sombrinhas e roupas com proteção UV”, completa a docente.

Cuidados com a pele do rosto no calor

O aumento da oleosidade da pele facial é uma queixa recorrente de muitas pessoas nos dias quentes. Kátia explica que isso acontece pois as altas temperaturas aumentam a produção do suor e o estímulo da atividade das glândulas sebáceas.

“Mas não é por isso que devemos deixar de hidratar a pele. Muito pelo contrário, uma maneira de controlar a atividade da produção sebácea é mantendo a hidratação da pele, especialmente porque perdemos muita água no processo de transpiração”, alerta.

A docente compartilha dicas de cuidados adicionais que podem fazer toda a diferença quando implementados na rotina de skincare (cuidados com a pele), especialmente para reduzir os incômodos causados pelo suor e oleosidade da pele:

  • Para uma sensação mais agradável, opte por produtos à base de sérum, oil-free (produtos livres de óleo mineral em sua composição) e gel-creme, pois irão manter a hidratação e proporcionar sensação agradável;
  • É importante remover o protetor facial ao final do dia, pois assim como a maquiagem, ele obstrui os poros da pele e pode estimular a formação de acnes;
  • Lembre-se da hidratação de dentro para fora: beba, no mínimo, 2 litros de água por dia e aumente o consumo de frutas para manter a pele saudável.

Protetor solar: como escolher um fator de proteção?

A pele do corpo geralmente não apresenta oleosidade excessiva como a da face. Portanto, é possível utilizar o protetor solar em creme, pois ele tende a ser rapidamente absorvido e não costuma deixar uma sensação desagradável e pegajosa.

“Além de reaplicar o protetor solar ao longo do dia, a utilização de um FPS mais alto pode ser necessária, especialmente para pessoas que realizam atividades ao ar livre e trabalham expostas ao sol, ou quando frequentam espaços de lazer, como piscinas, praias, parques e clubes”, alerta Kátia.

Crianças e idosos também requerem alguns cuidados especiais, pois possuem peles mais sensíveis. “Formulações mais suaves são ideais para este grupo. Além disso, é importante ter atenção quanto à hidratação e oferecer água a eles com frequência. Essas pessoas podem se esquecer de tomar e de pedir água, levando a possíveis quadros de desidratação”, conclui a docente do Senac Botucatu.

Serviço:

Senac Botucatu

Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista – Botucatu/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-botucatu

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile