Conecte-se Conosco

Botucatu

Câmara aprova alteração na legislação que criou o Distrito Industrial IV

Publicado

em

Depois de quase dois meses com sessões em dose dupla, na plenária semanal desta segunda-feira, 21/11, a Câmara de Botucatu voltou ao rito ordinário, com Pequeno e Grande expedientes e, na Ordem do Dia, apreciação de um projeto de lei de autoria de vereadores. O PL 76/2022, que propunha alterações na lei que criou o Distrito Industrial IV, foi aprovado com votação unânime do plenário, que também deliberou uma mudança no horário da próxima Sessão Ordinária.

Os trabalhos tiveram início com um minuto de silêncio em respeito aos homenageados em votos de pesar e a deliberação sobre alteração do horário da próxima Sessão Ordinária. Também com aprovação unânime, os vereadores decidiram que a plenária de segunda-feira, 28/11, vai acontecer às 9h.

Além da leitura das proposituras, ainda no Pequeno Expediente o vereador Sargento Laudo (PSDB) usou o tempo regimental de cinco minutos para comentar matérias de sua autoria. No Grande Expediente, manifestaram-se sobre temas livres os vereadores Pedroso (União), Sargento Laudo (PSDB), Lelo Pagani (PSDB), Palhinha (União), Silvio (Republicanos), Abelardo (Republicanos), Alessandra Lucchesi (PSDB), Cula (PSDB) e Marcelo Sleiman (União).

A plenária chegou então à Ordem do Dia, que tinha na pauta o PL 76/2022. De iniciativa dos vereadores Silvio, Marcelo Sleiman e Sargento Laudo, ele propunha alterar a Lei nº 5.888/2016, que dispõe sobre a criação do Distrito Industrial IV. Ao usar a palavra na fase de discussão, o vereador Silvio explicou que a proposta incluía um inciso e um artigo na legislação de 2016 e já havia sido debatida internamente e apresentada ao secretário municipal de Desenvolvimento  Econômico, Relações Institucionais e Trabalho. “A ideia é que as empresas reservem uma parte da área recebida para a instalação de um sistema de drenagem, de forma a prevenir o acúmulo de água de chuva no local e região, colaborando com a permeabilidade do solo e ajudando o meio ambiente e a sustentabilidade industrial”, declarou.

Na prática, a partir de agora a empresa que for se instalar no Distrito Industrial IV deve passar a adotar, em pelo menos 10% de sua área, sistema de drenagem pluvial sustentável e eficiente – como cisternas, poços drenantes, jardins de chuva ou outros que garantam maior permeabilidade ao solo. O projeto estabelece ainda que a escolha do sistema ficará a cargo do donatário, mas terá que ser aprovado pelo órgão municipal competente por ocasião da aprovação do projeto de construção da empresa. “Temos certeza que estamos ajudando também os empreendedores com essa legislação, colaborando com sugestões e soluções de responsabilidade socioambiental aplicáveis, simples, mas com ótima relação custo e benefício”, finalizou Silvio.

 

Homenagem antes da sessão

Não fez parte da Sessão Ordinária, mas vale registro outra atividade que aconteceu no comecinho da noite desta segunda-feira na sede do Legislativo: a cerimônia de entrega do Diploma de Reconhecimento Comunitário a doadores de sangue e de órgãos. De iniciativa da Mesa Diretora, a homenagem instituída no município em 2004 homenageou seis pessoas este ano. Matéria completa você confere no site e no facebook da Câmara.

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5