Conecte-se Conosco

Botucatu

Botucatuense é selecionado para encontro com o Papa Francisco na Itália

Publicado

em

Duas mil pessoas foram selecionadas em todo o mundo para participar de reunião que discutirá um novo modelo de economia. Jovem criou uma campanha para pagar os custos da viagem.

O morador de Botucatu (SP), Diogo Lopes, de 35 anos, é uma das 2 mil pessoas selecionadas para participar de um encontro global com o Papa Francisco. O evento “Economy Of Francesco” (Economia de Francisco), acontece dos dias 25 a 28 de março na cidade de Assis, na Itália.

O chamado feito pelo pontífice, divulgado em 2019, foi direcionado para agentes de transformação, empreendedores e economistas jovens de todo mundo, com o objetivo de idealizar um novo modelo de economia para os próximos anos.

De acordo com o texto divulgado no site oficial do evento, o encontro consiste em laboratórios, eventos artísticos e plenárias com renomados economistas, especialistas em desenvolvimento sustentável.

Ganhadores do prêmio Nobel também farão parte do encontro, como o indiano Amarthya Sen, o suíço Bruno Frey, a indiana Vandana Shiva, entre outros.

“Acredito em um sentimento coletivo de urgência e de que precisamos fazer algo para mudar o rumo do mundo. Sou ativista há 11 anos e não estou feliz por saber que esse encontro se dá pelo motivo de que o mundo está a beira de uma colapso, pela ganância e ignorância dos seres humanos”.

“Estou tentando ser humano. Ter um conduta consciente e ver como podemos fazer para todos despertarem desse estado terminal de ‘coma social’. Se não mudarmos agora, em 2040 enfrentaremos uma crise”, explica Diogo.
No Brasil, Diogo já atuou como presidente da Associação Nascentes, apoiando a zona livre de transgênicos da APA Botucatu, atuando como Conselheiro de Defesa do Meio Ambiente e Segurança Alimentar.

Também é especialista em engenheira de software e membro fundador da Associação Parque Tecnológico de Botucatu, entre outras ações em países como Colômbia, Espanha e Índia.

“Meu plano no encontro é criar uma proposta prática para a ‘Pedagogia de Francisco’ para crianças e jovens de forma lúdica, empreender em rede a difusão do conhecimento e dos princípios gerados através do encontro, entre outros”, conta Diogo.

Campanha

Para arcar com os custos da viagem, Diogo promoveu uma campanha online, que se encerra dia 15 de fevereiro. A meta, de R$ 8 mil, foi alcançada. Até o fechamento desta reportagem, R$ 8.040 já estavam contabilizados.

O jovem ainda comenta que, todos as pessoas que contribuírem com o valor, serão reconhecidas como co-fundadores das propostas que o jovem apresentará ao Papa.

“Além do reconhecimento, o nome de quem cooperar com esse chamado estará em um documento oficial que publicarei em breve, reconhecendo a colaboração”, explica

“Desejo que não seja só mais um encontro que se fale dos problemas. Que os 2.000 participantes se engajem a transformar e ser protagonistas desta evolução”, comenta Diogo.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5