Botucatu

Botucatu recebe Ciclo de Gestão Cultural

Publicado

em

Realizado pelo Programa Oficinas Culturais, o Ciclo de Gestão Cultural já colaborou na capacitação de cerca de 19,2 mil gestores ao longo de 11 anos;

Marcus Nakagawa e Marta Porto são alguns dos especialistas convidados de abril

O Ciclo de Gestão Cultural (CGC) 2024 segue até 28 de abril com debates, oficinas e troca de experiências sobre o mercado cultural pelo estado paulista. Dessa vez, os encontros passarão por Lins, Bauru e Botucatu com uma oficina sobre comunicação, os diferenciais das jornadas do consumo cultural e ferramentas para conhecer melhor os públicos. As inscrições estão abertas. O CGC é uma das iniciativas de Oficinas Culturais, Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela OS Poiesis.

Além dos webinários e oficinas por diversas cidades do estado paulista, encontros em plataforma online possibilitam a atualização profissional de produtores e gestores de outras partes do Brasil. Todas as atividades são gratuitas e pela segunda vez realizadas em parceria com o Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC – ECA/USP). O Ciclo de Gestão Cultural (CGC) é realizado desde 2013 e ao longo dos mais de 10 anos colaborou na atualização profissional de cerca de 19,2 mil pessoas, entre elas, gestores, captadores, produtores, artistas e demais empreendedores do ramo.

 

Em 2024, o CGC trabalha com eixos e cada um deles compostos por webinários online seguidos de oficinas presenciais. Entre as abordagens focadas na Economia cultural brasileira, os participantes conhecem novos conceitos, diversidade de fontes para captação de recursos, novas tecnologias e novos métodos para fidelizar diferentes públicos.

Os encontros em plataforma virtual contam com acessibilidade em Libras. Um dos objetivos é fazer com que as turmas dos formatos online e presencial se encontrem em algumas etapas e fortaleça o networking. Para assistir e participar ao vivo dos webinários é necessário se inscrever previamente (prazos e links ao longo da agenda informada neste release e no site – aqui).

 

As Prefeituras Municipais das cidades por onde o CGC passou e passará são correalizadoras da edição 2024: Itu, Itapetininga, Sorocaba, Marília, Assis, Ourinhos, Araraquara, Ribeirão Preto, Limeira, Lins, Bauru e Botucatu. Pela seção do CGC, no site do Programa Oficinas Culturais, acesse mais detalhes sobre os especialistas que mediam os encontros e aplicam as oficinas nesta edição: clique aqui.

A seguir, a programação de abril:

 

Os públicos da Cultura: as diferentes facetas da Comunicação na economia cultural

Os diferentes consumidores sinalizam as preferências, impulsionam a inovação, influenciam a produção e determinam o sucesso de artistas, agentes e produtos culturais. Este eixo reflete sobre as diferentes facetas dessa relação e conta com a mediação de André Fonseca, pesquisador independente nas áreas de gestão cultural, comunicação e diversidade, especialista em Cooperação e Gestão Cultural pela Universidade Internacional de Barcelona e realizou trabalhos para locais como o Sesc, MIS, Fundação Bienal, Museu da Diversidade Sexual e IPHAN.

 

Webinar – Transformando a comunidade: a economia cultural e os objetivos de desenvolvimento sustentável

 

Com Manuel Gama, gestor cultural português, doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho, e coordenador do 2CN-CLab; Marcus Nakagawa, professor, autor, mentor, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade e empreendedorismo, doutor em Sustentabilidade pela USP, professor da graduação e MBA da ESPM, além de idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis; e Marta Porto, crítica de cultura e jornalista, vem colaborando com programas das Nações Unidas, de governos, empresas, fundações, organizações e conselhos, além de autora de livros como o “Imaginação: Reinventando a cultura” (2019).

 

A economia cultural e criativa desempenha um papel importante na busca pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao apoiar a contribuição da economia cultural e criativa para os ODS, os governos, organizações da sociedade civil e o setor privado podem desenvolver estratégias mais eficazes para promover também um desenvolvimento inclusivo.

 

22/04 – segunda-feira – 19h30 às 21h30

Inscrições – clique aqui

 

Oficina presencial – Como conhecer os públicos de sua cidade: estratégias de aproximação e comunicação

Com André Fonseca

Conhecer melhor o público e a comunidade é imprescindível para o sucesso de projetos culturais, bem como para a criação de vínculos e de uma rede sustentável. Fonseca apresenta algumas das principais estratégias e técnicas para identificação de perfis, manuseio de pontos, canais e formas de contato, além do olhar para diferentes jornadas e experiências do consumo cultural.

 

LINS

26/04 – sexta-feira – 9h às 13h / 14h30 às 18h30

Auditório do Paço Municipal (Rua Olavo Bilac, 640, Centro)

 

BAURU

27/04 – sábado – 9h às 13h / 14h30 às 18h30

Auditório “Helvécio Barros” – Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” (Av. Nações Unidas, 8-9, Centro)

 

BOTUCATU

28/04 – domingo – 9h às 13h / 14h30 às 18h30

Auditório da Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 1040, Centro)

 

20 vagas por cidade

Inscrições – clique aqui | Seleção: análise da ficha de inscrição

 

Para mais detalhes da programação do Ciclo de Gestão Cultural 2024, acesse o site e as Redes Sociais: InstagramFacebook e YouTube.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário do Vale do Ribeira e MIA – Festival de Música Instrumental), Ciclo de Gestão Cultural, Ciclo de Cultura Tradicional, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

 

Assessoria de Imprensa

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Mariana Lima | (11) 4096-9852

Kallany Ruiz | (11) 4096-9864

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile