Conecte-se Conosco

Botucatu

Botucatu é a melhor cidade do Estado em Gestão Pública. Pardini é o melhor avaliado

Publicado

em

Botucatu está mais uma vez entre as melhores cidades do Estado de São Paulo. E desta vez, no primeiro lugar do pódio. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Veritá, em parceria com a Band Paulista, classificou o Município como a melhor cidade em Gestão Pública do Estado, dentre 43 selecionadas para a pesquisa.

Concorreram diretamente com Botucatu 10 municípios com mais de 100 mil habitantes (Araçatuba, Assis, Bauru, Birigui, Catanduva, Jaú, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente e São José do Rio Preto). Ao todo, 36 quesitos foram avaliados, dentro de diversas pastas como educação, saúde, segurança pública, emprego e outros. Botucatu venceu em nove deles.

O Ranking Consolidado, que mostra Botucatu à frente das demais cidades em nove quesitos, também aponta que o município não apareceu entre os piores, em outras categorias.

Para o diretor de Relações Institucionais do Instituto Veritá, Marcos Gonsales, o resultado fica ainda maior quando se nota cidades de grande porte com desempenhos menores do que Botucatu.

“Essa pesquisa tem o intuito de mostrar as boas ações realizadas pelos gestores municipais do Estado. Avalio o desempenho de Botucatu muito positivo, visto que se destacou frente a cidades maiores como Araçatuba, Presidente Prudente, Bauru e outras. O desempenho de Botucatu foi 80% maior do que a segunda colocada”, afirma Gonsales.

Cada cidade teve de 402 a 602 entrevistados entre os dias 20 de março e 10 de abril de 2017. O perfil dos cidadãos abordados pelos pesquisadores foi de pessoas residentes do município, a mais de um ano, e que possuíam idade igual ou superior a 16 anos.

Gestor mais bem avaliado

O Prefeito Mário Pardini também se sagrou o gestor mais bem avaliado dentre os municípios consultados, segundo a pesquisa do Instituto Veritá, junto a Band Paulista.

De acordo com os resultados, a aprovação da população para o trabalho de Pardini é de 76,7%, julgando o desempenho do Chefe do Executivo como ótimo, bom ou regular. 7,9% não souberam ou não quiseram opinar. Na média, o Prefeito botucatuense teve a maior nota dentre os prefeitos avaliados.

A pesquisa também mediu a esperança da população para os quatro anos de mandato. 84,4% dos botucatuenses acreditam que Pardini fará um mandato positivo entre ótimo, bom e regular. 5,2% não souberam ou não quiseram opinar.

“Esses resultados nos enchem de alegria. Saber que os investimentos que fizemos na saúde, na segurança e em tantas outras áreas tem surtido efeito é muito gratificante. Dedico esse prêmio a toda população que nos ajuda e nos cobra a fazermos uma gestão transparente, digna e de muito trabalho. Sou grato a Deus, que nos dá o direcionamento necessário para gerir Botucatu”, finaliza Pardini.

Ações que colaboraram para a vitória

Algumas medidas da Prefeitura neste primeiro semestre estão diretamente relacionadas aos quesitos vencedores na pesquisa, promovida pelo Instituto Veritá.

Na limpeza pública, por exemplo, em que o Município venceu nos quesitos que envolvem varrição de ruas, capina e roçagem de canteiros, terrenos e áreas urbanas, os serviços continuaram a ser executados com excelência mesmo com a redução de contrato entre a Prefeitura e a empresa, que até o início do ano, era responsável pelos serviços. A medida garantiu generosa economia aos cofres públicos.

Na Segurança, a Prefeitura duplicou o efetivo da Guarda Civil Municipal, e retomou, em parceria com a Polícia Militar, com a “Atividade Delegada”. Com essa medida, houve um aumento médio de 30% nas ações da GCM e de 50% no número de prisões. As ações da PM colaboraram especialmente para a manutenção do sossego público e diminuição dos acidentes de trânsito, tráfico de drogas e prostituição na CECAP, bairro da Região Oeste do Município.

No setor da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um pacote de medidas com o objetivo de agilizar e trazer maior eficiência ao atendimento à população, principalmente nos casos de urgência e emergência nos prontos-socorros municipais.

Entre as medidas, mais médicos especialistas nos Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico e abertura de dois Postos de Saúde até às 22 horas, de segunda a sexta-feira, servindo de suporte para as unidades de urgência e emergência, recebendo os casos de menor gravidade, desafogando assim o atendimento.

Por fim, no tópico Pagamento do funcionalismo, a Prefeitura em acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Botucatu, assegurou um reajuste salarial que garante o ganho real de até 14% aos servidores que recebem os menores salários.

A categoria aceitou em assembleia a proposta de reajuste de 4%, índice que está acima do INPC acumulado nos 12 últimos meses, relativos ao dissídio, que foi de 3,98%. Os servidores com remuneração entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil terão reajuste de R$ 100,00 no vale-compra. Os que recebem de R$ 1.500,01 a R$ 2 mil terão acréscimo no vale de R$ 80,00. Servidores com remuneração entre R$ 2.000,01 e R$ 3 mil terão aumento no vale em R$ 40,00.

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Reta Rápido emite nota oficial sobre greve

Publicado

em

Nota à imprensa – Reta Rápido

A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje (12).

Nota de Esclarecimento
Botucatu, 12 de junho de 2025
A Reta Rápido Transportes Ltda. vem a público lamentar e esclarecer os fatos referentes à greve abusiva deflagrada por parte de seus funcionários no dia de hoje.
É fundamental ressaltar que a Reta Rápido Transportes jamais se negou a negociar com o Sindicato da categoria. Pelo contrário, as tratativas para buscar uma solução consensual estão em andamento contínuo. Prova disso é a audiência já designada para o dia 13 de junho de 2025 no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), onde a empresa espera avançar nas negociações e resolver o impasse.
Apesar da disposição da empresa em dialogar, presenciamos com grande preocupação a conduta inaceitável de parte dos trabalhadores, que, de forma deliberada, murcharam os pneus dos ônibus, impedindo a saída dos veículos e, consequentemente, o cumprimento das linhas. Essa ação irresponsável causou graves prejuízos à sociedade botucatuense, que ficou sem o serviço essencial de transporte público, afetando o deslocamento de milhares de cidadãos para suas atividades diárias.
A Reta Rápido Transportes Ltda. reitera seu compromisso com a legalidade e com a população de Botucatu. Diante dos atos de vandalismo e da interrupção injustificada do serviço, a empresa informa que todas as medidas legais cabíveis serão tomadas para apurar as responsabilidades e mitigar os danos causados.
Agradecemos a compreensão da população e reforçamos que estamos empenhados em restabelecer a normalidade do serviço o mais breve possível.
Atenciosamente,
Reta Rápido Transportes Ltda.

Continuar Lendo

Botucatu

CLAI/FMB forma primeira turma no curso de LIBRAS

Publicado

em

Iniciativa amplia as competências dos servidores e estudantes e demonstra a valorização da diversidade e a preocupação com atendimento adequado às pessoas surdas

 

No último dia 29 de maio aconteceu o encerramento das atividades do 1º Curso de Extensão em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) promovido pela Comissão Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP). Nessa primeira turma foram disponibilizadas 22 vagas, formando servidores técnico-administrativos, docentes e alunos.

 

Realizado na modalidade presencial e com 60 horas de duração, o curso teve como foco a acessibilidade na área da saúde, com objetivo de proporcionar aos participantes o domínio básico da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), permitindo uma comunicação inicial eficaz com pessoas surdas e ensinando conceitos fundamentais para uma interação mais inclusiva e sensível.

 

A ideia desse treinamento surgiu durante uma das reuniões da CLAI e atendeu sugestão apresentada por uma discente de graduação. Os recursos foram viabilizados pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/UNESP). “A proposta ressalta a importância de preparar nossos servidores técnico-administrativos, docentes e o corpo discente para interagir com as pessoas que têm deficiência auditiva. E a Língua Brasileira de Sinais, oficial em nosso país, é um instrumento que nos permite receber essas pessoas e integrá-las no dia a dia da nossa universidade”, comenta o professor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, vice-diretor da FMB e coordenador da CLAI.

 

A formação em LIBRAS não apenas amplia as competências dos servidores e estudantes, mas também demonstra a valorização da diversidade e o comprometimento em remover barreiras de comunicação que podem excluir determinados grupos da sociedade.

 

“Em vista dessa relevância buscamos os recursos e fomos contemplados pela CPAI. Todos que fizeram o curso o avaliaram positivamente, dizendo que foi uma experiência muito valida. Com isso conseguimos fazer com que integrantes da nossa comunidade acadêmica passem a estar preparados para receber pessoas que fazem uso de LIBRAS para se comunicarem. Isso fará grande diferença para nossa unidade, na interação entre a universidade e a sociedade”, completa Lourenção.

 

Segundo o psicopedagogo Alberto Jorge dos Santos, que junto com sua esposa Patrícia ministrou as aulas, essa modalidade de curso vai além do básico, abordando não apenas os sinais relacionados à área da saúde, mas também capacitando os alunos a compreenderem as diferenças culturais e comunicacionais da comunidade surda.

 

“A comunicação é um pilar fundamental no atendimento à saúde e garantir acessibilidade é um compromisso ético dos profissionais da área. O atendimento clínico em LIBRAS permite que pacientes surdos sejam atendidos de forma humanizada e eficiente, promovendo uma compreensão clara das queixas, diagnósticos e tratamentos. Profissionais capacitados em LIBRAS não só ampliam o acesso à saúde, mas também fortalecem a confiança e o vínculo com o paciente, garantindo um cuidado integral e inclusivo. Incluir LIBRAS no atendimento é um passo essencial para uma prática de saúde mais justa e acessível a todos”, enfatizam.

 

Avaliação

Supervisora do Centro de Saúde Escola (CSE/FMB), a professora Paula Hokama classificou sua participação no curso de LIBRAS como uma experiência transformadora, tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Segundo ela, duas situações vivenciadas sintetizam o impacto que esse aprendizado teve sobre sua percepção da surdez e da comunicação.

“Logo no início das aulas, o professor Alberto colocou uma música na sala e convidou um aluno a dançar com sua esposa, a professora Patrícia. No começo, fiquei confusa e até um pouco desconcertada. Eles são surdos ou não? Qual seria o propósito da proposta? Mas tudo ficou claro quando o aluno começou a conduzir a professora e ela o acompanhou com leveza e precisão. Patrícia não escutava a música, mas dançava, porque era guiada com atenção e sintonia, como fazem as dançarinas mais experientes. Foi quando compreendi: se há alguma limitação de um sentido, há também tantas outras capacidades preservadas. A comunicação e a expressão continuam plenas. Ali entendi que LIBRAS não é apenas um novo idioma, é um universo que se abre. E, mais do que isso, percebi que a limitação, muitas vezes, está em mim, e não na pessoa com surdez”, relata.

A segunda situação lhe marcou profundamente como profissional da saúde. O professor relatou o caso de uma equipe do SAMU que atendia uma vítima de acidente na rua. A pessoa estava muito agitada e ninguém entendia o motivo. Até perceberem que se tratava de uma pessoa surda, tentando se comunicar em LIBRAS. “A imobilização forçada, necessária em tantos casos, era para ela um agravante da angústia. Aquela contenção era, justamente, o que ela mais precisava evitar. A lição foi clara: em contextos de urgência, é fundamental considerar a possibilidade de estar diante de uma pessoa surda e estar preparado para isso”.

 

Para Hokama, essas duas vivências mostraram que LIBRAS não é apenas uma ferramenta de inclusão. “É uma forma de escuta. Uma escuta que se faz com os olhos, com as mãos, com a presença, e que, por isso mesmo, é profundamente humana”, completa.

 

Outra aluna a concluir o curso foi a Dra. Renata Maria Zanardo Romanholi, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP/FMB). Para ela, a iniciativa é fundamental  para promover a inclusão das pessoas surdas e contribui para a formação de profissionais de saúde mais sensíveis e preparados para atender às diversidades e às necessidades da população. “Como educadora, reconheço que a oportunidade de vivenciar e aprender a Língua Brasileira de Sinais me fez repensar algumas práticas adotadas que temos durante a graduação na área da saúde”, destaca.

 

Enquanto dirigente do Núcleo de Apoio Pedagógico, Renata diz que o desafio é refletir sobre como essas práticas têm sido trabalhadas ao longo da formação nos cursos de Enfermagem e Medicina, não apenas considerando os futuros pacientes, mas também os estudantes surdos que podem vir a compor o corpo discente da FMB.

 

“O curso foi uma experiência muito enriquecedora. Estar com professores surdos nos permitiu não apenas aprender LIBRAS, mas também refletir sobre as necessidades dessa comunidade em nossa sociedade e os inúmeros desafios que enfrentam nos serviços de saúde, onde ainda predominam o desconhecimento e o preconceito”, afirmou.

 

Quem também avaliou positivamente a iniciativa foi o servidor Paulo Henrique dos Santos, responsável pela Central de Aulas, da FMB. “Achei excelente a iniciativa. Aprendi muito. Foi uma experiência incrível poder compartilhar com os professores os conhecimentos que eles nos passaram. Os sinais que aprendemos em LIBRAS nos permitem a comunicação com as pessoas surdas, compreender o querem e não ter medo de conversar com eles. Aprendemos que na língua de sinais podemos conversar literalmente com essas pessoas. Foi gratificante aprender o básico para tentar essa comunicação”.

 

 

 

 

 

Ana Julia Calore, aluna do terceiro ano de Enfermagem, também concluiu o curso de LIBRAS. Para ela, um dos maiores diferenciais de estudar na Faculdade de Medicina de Botucatu, é justamente ter a possibilidade de conectar ensino e inclusão em seu processo de formação.

 

“O curso é extremamente essencial, afinal, a acessibilidade para a comunidade surda é majoritariamente um recurso humano. Por isso, foi muito interessante que não apenas alunos da graduação participaram e se dedicaram no curso, mas profissionais atuantes dos serviços de saúde e funcionários da faculdade também tiveram esse interesse em aprender a língua. Sei que um dia serei uma enfermeira mais acessível e capaz de fazer a diferença”, comenta.

 

A estudante faz questão de agradecer a todos que lhe permitiriam vivenciar algo importante para sua vida e sua carreira. “Nossos professores foram incentivadores e abertos a dúvidas, ensinando de forma muito leve e divertida diversos temas que nos auxiliaram a entender melhor a Língua Brasileira de Sinais. Sem contar, que eles mesmos fazem parte da comunidade surda e puderam trazer relatos e vivências pessoais durante as aulas. Sou muito grata aos professores Alberto e Patrícia, aos colegas e amigos do curso de LIBRAS e a faculdade por essa oportunidade”.

 

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura abre inscrições para o Programa Botucatu Empreendedora

Publicado

em

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas

Estão abertas e seguem até o dia 30 de junho as inscrições para o Chamamento Público 02/2025 do Programa Botucatu Empreendedora, voltado a empreendedores, empresários e profissionais que desejam expandir seus negócios com o apoio de uma jornada estruturada de capacitações, consultorias e conexões estratégicas.

Estão sendo oferecidos 24 vagas para cada um dos seguintes segmentos: Empreendedorismo Feminino, Serviço, Indústria, Comércio, Agro e Microempreendedor Individual. As inscrições devem ser feitas através DESTE LINK https://linktr.ee/botucatuempreendedora2025

O lançamento oficial do programa ocorreu nesta terça-feira, 10 de junho, no auditório do Parque Tecnológico de Botucatu, com a apresentação de uma palestra com o Tema “Você é o Motor ou o Freio do Seu Negócio?” com o Sr. Danilo Serafim Alves, do Sebrae/SP, um talk-show com empresários de vários segmentos e encerramento com a apresentação do programa aos presentes.

Com foco na valorização da economia local, o Programa Botucatu Empreendedora é totalmente gratuito e uma parceria da Prefeitura de Botucatu, através das Secretaria de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico com o Sebrae/SP. A ação reúne soluções práticas para diferentes perfis de negócios, promovendo qualificação profissional, inovação, acesso a mercados e desenvolvimento de competências empreendedoras.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5