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Aumento exponencial das fraudes bancárias: saiba como evitá-las, por Delegado Mauricio Freire

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Com o advento da internet e o avanço da tecnologia, as práticas fraudulentas e os estelionatos aumentaram ainda mais, principalmente as fraudes bancárias.

De acordo com levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os aplicativos de banco foram usados em 51% das transações em 2020.

Ainda segundo a Febraban, no primeiro semestre de 2021, os golpes contra clientes de banco cresceram 165% em relação ao mesmo período em 2020, esse crescimento ocorreu em paralelo ao aumento de transações bancárias realizadas no telefone móvel.

Segundo dados do Datafolha, em pesquisa realizada em junho/22 cerca de 1 (uma) em cada 3 (três) pessoas dizem ter familiares vítimas de fraudes bancárias.

De acordo com o Indicador Serasa Experian, que mapeia essas ações, em maio de 2022, 331 mil pessoas foram vítimas de tentativas de fraude no Brasil, o número representa uma tentativa a cada 8 segundos.

O crescimento ocorre em um contexto em que o celular já responde por mais da metade das transações bancárias.

Mauricio Freire, delegado da Polícia Civil de São Paulo, relata que os golpistas tendem a se aproveitar da falta de informação das vítimas, e da pouca intimidade com segurança digital para induzi-las a fazer pagamentos, depósitos e transferências, burlando os sistemas de segurança dos aplicativos e sistemas dos bancos.

“As fraudes são realizadas com uma técnica utilizada para manipular as pessoas, o que é conhecido como “engenharia social”, que usa de um sentimento de urgência – para que estas deem seus dados confidenciais ou clique em links falsos” descreve o delegado.

De acordo com a Febraban são cinco os golpes bancários mais comuns, Mauricio Freire nos diz quais são e dá orientações para evitá-los

Falsa central de atendimento – o golpista, através de uma suposta central de atendimento, liga para a vítima se passando por um funcionário da instituição no qual ela possui uma conta bancária, e informa que a conta da vítima foi invadida, clonada ou que há compras irregulares em seu nome, solicita dados pessoais e financeiros e pede que a vítima digite a senha do cartão.

Orientação: o banco não entra em contato pedindo dados, como senha, conta ou número do cartão. Ao receber esse tipo de ligação, desconfie. Desligue e entre em contato, imediatamente, com a instituição financeira através dos canais oficiais, de preferência de um telefone diferente do que recebeu a ligação.

Falso motoboy – O golpista, por telefone, informa a vítima que seu cartão foi fraudado, pede que a senha seja digitada para cancelamento do cartão e que por motivos de segurança e um novo será expedido e um motoboy passará para recolher o antigo, e com posse do cartão realizam transações.

Orientação: bancos nunca pedem o cartão de volta, não entregue nada para ninguém e ligue imediatamente para sua instituição financeira, de preferência de um telefone diferente do que recebeu a ligação.

Roubo de senhas

Várias são as formas de conseguir suas senhas e dados: se passando por funcionário do banco (via telefone), olhando você digitar a senha no caixa eletrônico, durante uma compra presencial, invadindo seu celular ou roubando seu aparelho para procurar senhas anotadas em algum lugar.

Orientação: Não anote as senhas em celulares e computadores e não ande com elas na carteira. Use senhas diferentes e fortes, e ative a “autenticação em dois fatores”.

Links falsos e phishing

O phishing (pescaria digital) são links falsos enviados por e-mails, SMS e aplicativos de mensagem que informam que há um problema com a conta da vítima, como limite do cartão de crédito, atualização cadastral ou atualização de token de segurança  e através de um link é possível resolver, este link leva a uma página falsa do banco onde a pessoa que está sofrendo o golpe coloca os seus dados e senhas.

Orientação: Não clique em links ou anexos de e-mails, utilize sempre o navegador ou app para entrar no sistema da instituição, e lembre-se o banco nunca pede dados como senhas  e mantenha seu sistema operacional e antivírus originais e sempre atualizados.

 

Falso boleto

O boleto adulterado pode chegar via e-mail, SMS ou correio, contendo informações corretas sobre a vítima, induzindo-a ao erro. Enviado por meio eletrônico, o boleto falso pode redirecionar para páginas que exijam o download da fatura falsa.

Orientação: Verifique sempre seus dados e o CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e principalmente o valor para ter certeza que está pagando o documento correto. Veja também se os três primeiros números do código de barras correspondem ao código do banco.

 

Para finalizar Mauricio Freire lembra que existem também fraudes como empréstimos, que solicita pagamentos antecipados para a liberação do mesmo.

E alerta, lembre-se: nenhuma instituição solicita pagamentos antecipados para liberação de empréstimos.

E, ainda, há a venda de produtos com condições aparentemente muito vantajosas. Os criminosos, sob o pretexto de a vítima não perder a oportunidade das ofertas, a induz a urgência da transação. Neste caso é importante verificar a autenticidade das  páginas seguras e certificadas.

 

A Febraban afirma que os bancos investem R$2,5 bilhões por ano em segurança digital. Mas é importante a população estar atenta às recomendações para garantir sua segurança.

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Caixa inicia pagamento do Bolsa Família e Auxílio Gás, segunda (16)

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Pagamento será antecipado para alguns municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe

 

 

A CAIXA inicia, nesta segunda-feira (16), o pagamento dos Programas Bolsa Família e Auxílio Gás dos Brasileiros referentes ao mês de junho. As famílias que recebem seu benefício pelo CAIXA Tem podem movimentar os recursos pelo App. O pagamento do benefício é realizado de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS. Ao todo, cerca de 20,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família e 5,3 milhões serão beneficiadas com o Auxílio Gás.

 

A CAIXA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, realizará o pagamento do benefício referente ao mês de junho de 2025 no primeiro dia do calendário, independentemente do número do NIS, para beneficiários de alguns municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe, em razão de decretos de situação de emergência provocados por condições climáticas.

 

Confira o calendário regular de pagamentos deste mês:

 

Os canais para consulta de informações e movimentação dos valores permanecem os mesmos: App CAIXA Tem, terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

A CAIXA disponibiliza também o Aplicativo Bolsa Família com informações sobre o Programa.

 

Auxílio Gás:

O benefício visa mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias. Atualmente, cerca de 5,3 milhões de famílias recebem, bimestralmente, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Em junho, o valor será de R$ 108,00.

 

Os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias poderão consultar as informações das parcelas nos Aplicativos Bolsa Família, CAIXA Tem, pelo Portal Cidadão ou pelo telefone 111.

 

Como utilizar o benefício:

Os beneficiários podem movimentar os valores preferencialmente pelo App CAIXA Tem, não sendo necessário ir até uma agência para saque do benefício. Os beneficiários também podem utilizar o cartão para realizar compras nos estabelecimentos comerciais por meio da função de débito bem como realizar saques em Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

Nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser realizado sem cartão com identificação biométrica, cadastrada previamente.

 

Aplicativo CAIXA Tem:

Pelo App CAIXA Tem, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

 

O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio App ou nas Unidades Lotéricas, bem como fazer Pix.

 

Utilizando o App CAIXA Tem, também é possível fazer saques nas Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento por meio da geração de token diretamente no App.

 

Mais informações sobre o pagamento do Bolsa Família podem ser consultadas no site do banco.

 

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Cerca de 97 mil famílias do Estado de São Paulo podem perder sinal de TV

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Cerca de 97 mil moradores do Estado de São Paulo ainda não procuraram a Siga Antenado para substituir as antenas parabólicas tradicionais pelo modelo digital, e o prazo para agendamento da instalação termina em 30 de junho, às 20h (horário de Brasília). As famílias que não fizerem a troca poderão ter problemas para assistir à TV, já que, em breve, o sinal da parabólica deixará de funcionar.
O agendamento e a instalação gratuita são realizados pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada pela Anatel para apoiar a população na migração da tecnologia. A substituição dos equipamentos é importante porque muitas emissoras já deixaram de transmitir seus canais pelo sinal das parabólicas tradicionais, e outras farão o mesmo em um futuro próximo.

Com a nova parabólica digital, é possível assistir TV com som e imagem de alta qualidade, sem interferências, dando adeus aos chiados e chuviscos. O novo equipamento disponibiliza atualmente mais de 140 canais, com notícias, entretenimento, desenhos, filmes, séries, programas religiosos, programação local e muito mais. Em todo o país, quase 5 milhões de famílias já foram beneficiadas.
Para receber o novo equipamento, é necessário estar inscrito em algum programa social do Governo Federal e possuir uma parabólica tradicional em funcionamento. A instalação é realizada sem custo para as famílias elegíveis. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou acessar o site sigaantenado.com.br, informando o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) no momento do atendimento.

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, destaca que é importante fazer a substituição da parabólica o quanto antes. “O fim da parabólica tradicional já começou, e quem não fizer a troca a tempo ficará sem sinal. A nova parabólica digital tem muitas vantagens em relação à antiga e a família vai perceber uma verdadeira evolução na hora de assistir TV”, afirma Guerra.

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 Cotas para alunos PCDs e salas de regulação sensorial para autistas são aprovadas pela Alesp

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Plenário também aprovou regras de acessibilidade e a autorização para a criação de um centro de atendimento especializado; textos seguem para Executivo, que pode sancionar ou vetar propostas

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram, em Sessão Extraordinária realizada nesta quarta-feira (11), diferentes projetos de lei em defesa da população com deficiência. Entre as propostas estão a criação de cotas para PCDs em instituições estaduais, equipamentos para autistas e mecanismos de acessibilidade.
As propostas foram aprovadas pela Casa de forma unânime e, agora, seguem para sanção, ou veto, do Executivo.
Cotas para PCDs
Proposto pelas deputadas Clarice Ganem (Podemos) e Andréa Werner (PSB), o Projeto de Lei 1023/2023 busca reservar vagas para pessoas com deficiência em cursos técnicos e em universidades estaduais.
A proposta determina que a instituições reservem vagas em proporção respectiva à população de pessoas com deficiência no estado de São Paulo, de acordo com Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Se sancionado, o projeto determina um prazo de dois anos para a adaptação das instituições estaduais.
“A reserva de vagas é uma política pública eficiente no curto prazo para equilibrar disputas que tradicionalmente se dão entre pessoas em condições desiguais. Infelizmente, as instituições paulistas ainda não tomaram a iniciativa de estabelecer cotas para pessoas com deficiência, de modo que cabe ao Poder Legislativo agir para preencher esse vácuo”, justificaram as autoras.
Salas de regulação sensorial
Projetadas para proporcionar um ambiente calmo e tranquilo, com diferentes estímulos controlados, como luzes e sons suaves, as salas sensoriais para autistas estão contempladas no Projeto de Lei 1612/2023, de autoria da deputada Solange Freitas (União), aprovado nesta noite.
“Estamos pensando nas famílias atípicas e nos autistas que, em momentos de crise, vão ter onde ficar e se acalmar com tranquilidade”, disse a parlamentar. “Quero agradecer à Autistas Brasil, que me ajudou a redigir esse projeto, nessa luta tão importante”, completou Solange.
A proposta busca tornar obrigatória a instalação dessas salas em shoppings, museus e prédios comerciais que tenham a circulação de mais de 2 mil pessoas por dia.
Acessibilidade em hotéis
Também aprovado pelos parlamentares da Alesp, o Projeto de Lei 860/2023, do deputado Barros Munhoz (PSDB), determina a instalação de barras de apoio em banheiros de hotéis, pousadas e hospedarias do estado.

O texto propõe a instalação das barras em 10% do total de boxes para banho destinados à utilização de hóspedes com deficiência ou mobilidade reduzida. “A acessibilidade de pessoas com deficiência, ou pessoas com mobilidade reduzida, como é o caso, também, das pessoas idosas, é essencial no cotidiano de ir e vir das cidades. Qualquer dificuldade que impeça esse direito fundamental, contraria dispositivos constitucionais”, defendeu Munhoz.
Centro de Inclusão
Por fim, o Projeto de Lei 626/2023, de autoria do deputado Rodrigo Moraes (PL), autoriza a criação de um complexo de referência e atendimento especializado para pessoas do espectro autista e com Síndrome de Down.
O equipamento proposto englobaria ações de atendimento psicossocial, médico e inclusão social, além de programas de saúde e educação para o público.

 

Fonte: Assessoria Alesp

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