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Aumento exponencial das fraudes bancárias: saiba como evitá-las, por Delegado Mauricio Freire

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Com o advento da internet e o avanço da tecnologia, as práticas fraudulentas e os estelionatos aumentaram ainda mais, principalmente as fraudes bancárias.

De acordo com levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os aplicativos de banco foram usados em 51% das transações em 2020.

Ainda segundo a Febraban, no primeiro semestre de 2021, os golpes contra clientes de banco cresceram 165% em relação ao mesmo período em 2020, esse crescimento ocorreu em paralelo ao aumento de transações bancárias realizadas no telefone móvel.

Segundo dados do Datafolha, em pesquisa realizada em junho/22 cerca de 1 (uma) em cada 3 (três) pessoas dizem ter familiares vítimas de fraudes bancárias.

De acordo com o Indicador Serasa Experian, que mapeia essas ações, em maio de 2022, 331 mil pessoas foram vítimas de tentativas de fraude no Brasil, o número representa uma tentativa a cada 8 segundos.

O crescimento ocorre em um contexto em que o celular já responde por mais da metade das transações bancárias.

Mauricio Freire, delegado da Polícia Civil de São Paulo, relata que os golpistas tendem a se aproveitar da falta de informação das vítimas, e da pouca intimidade com segurança digital para induzi-las a fazer pagamentos, depósitos e transferências, burlando os sistemas de segurança dos aplicativos e sistemas dos bancos.

“As fraudes são realizadas com uma técnica utilizada para manipular as pessoas, o que é conhecido como “engenharia social”, que usa de um sentimento de urgência – para que estas deem seus dados confidenciais ou clique em links falsos” descreve o delegado.

De acordo com a Febraban são cinco os golpes bancários mais comuns, Mauricio Freire nos diz quais são e dá orientações para evitá-los

Falsa central de atendimento – o golpista, através de uma suposta central de atendimento, liga para a vítima se passando por um funcionário da instituição no qual ela possui uma conta bancária, e informa que a conta da vítima foi invadida, clonada ou que há compras irregulares em seu nome, solicita dados pessoais e financeiros e pede que a vítima digite a senha do cartão.

Orientação: o banco não entra em contato pedindo dados, como senha, conta ou número do cartão. Ao receber esse tipo de ligação, desconfie. Desligue e entre em contato, imediatamente, com a instituição financeira através dos canais oficiais, de preferência de um telefone diferente do que recebeu a ligação.

Falso motoboy – O golpista, por telefone, informa a vítima que seu cartão foi fraudado, pede que a senha seja digitada para cancelamento do cartão e que por motivos de segurança e um novo será expedido e um motoboy passará para recolher o antigo, e com posse do cartão realizam transações.

Orientação: bancos nunca pedem o cartão de volta, não entregue nada para ninguém e ligue imediatamente para sua instituição financeira, de preferência de um telefone diferente do que recebeu a ligação.

Roubo de senhas

Várias são as formas de conseguir suas senhas e dados: se passando por funcionário do banco (via telefone), olhando você digitar a senha no caixa eletrônico, durante uma compra presencial, invadindo seu celular ou roubando seu aparelho para procurar senhas anotadas em algum lugar.

Orientação: Não anote as senhas em celulares e computadores e não ande com elas na carteira. Use senhas diferentes e fortes, e ative a “autenticação em dois fatores”.

Links falsos e phishing

O phishing (pescaria digital) são links falsos enviados por e-mails, SMS e aplicativos de mensagem que informam que há um problema com a conta da vítima, como limite do cartão de crédito, atualização cadastral ou atualização de token de segurança  e através de um link é possível resolver, este link leva a uma página falsa do banco onde a pessoa que está sofrendo o golpe coloca os seus dados e senhas.

Orientação: Não clique em links ou anexos de e-mails, utilize sempre o navegador ou app para entrar no sistema da instituição, e lembre-se o banco nunca pede dados como senhas  e mantenha seu sistema operacional e antivírus originais e sempre atualizados.

 

Falso boleto

O boleto adulterado pode chegar via e-mail, SMS ou correio, contendo informações corretas sobre a vítima, induzindo-a ao erro. Enviado por meio eletrônico, o boleto falso pode redirecionar para páginas que exijam o download da fatura falsa.

Orientação: Verifique sempre seus dados e o CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e principalmente o valor para ter certeza que está pagando o documento correto. Veja também se os três primeiros números do código de barras correspondem ao código do banco.

 

Para finalizar Mauricio Freire lembra que existem também fraudes como empréstimos, que solicita pagamentos antecipados para a liberação do mesmo.

E alerta, lembre-se: nenhuma instituição solicita pagamentos antecipados para liberação de empréstimos.

E, ainda, há a venda de produtos com condições aparentemente muito vantajosas. Os criminosos, sob o pretexto de a vítima não perder a oportunidade das ofertas, a induz a urgência da transação. Neste caso é importante verificar a autenticidade das  páginas seguras e certificadas.

 

A Febraban afirma que os bancos investem R$2,5 bilhões por ano em segurança digital. Mas é importante a população estar atenta às recomendações para garantir sua segurança.

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Empresa mapeia queda no consumo durante a Páscoa: ticket médio recua 33% em 2025

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Foto: Freepik

 

Levantamento com base em 40 mil empresas aponta retração em gastos com alimentação

A Caju, empresa de tecnologia especializada em multissoluções para gestão de RH, identificou uma retração significativa nos gastos com alimentação durante o feriado da Páscoa. Com base nas transações realizadas por colaboradores de mais de 40 mil empresas atendidas, o ticket médio individual caiu de R$ 97, em 2024, para R$ 65 neste ano – queda de 33%. O volume total movimentado também recuou 42%, passando de R$ 61,5 milhões para R$ 35,4 milhões entre os períodos de 29 a 31 de março de 2024 e 18 a 20 de abril de 2025.

Segundo a empresa, o principal fator para a queda foi o calendário: em 2024, a Páscoa coincidiu com o fim do mês e o pagamento dos salários, enquanto em 2025 ocorreu no meio de abril, quando os saldos disponíveis tendem a ser menores. Os recuos mais expressivos ocorreram nas categorias relacionadas à alimentação, como vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR).

Nas lojas de doces e chocolates, o ticket médio caiu de R$ 86 para R$ 68 (–21%), e o valor total transacionado no período despencou 53%, de R$ 726 mil para R$ 344 mil. Estabelecimentos como mercearias – líderes em transações neste ano – também registraram forte retração no ticket médio, de R$ 122 para R$ 72 (–41%).

Por outro lado, os gastos realizados por meio dos produtos de Premiações e Despesas da Caju cresceram, apontando para um uso mais recorrente de verbas corporativas voltadas a incentivos e reembolsos pontuais.

 

Recorte regional – O Sudeste concentrou o maior número de transações em 2025, com 383 mil operações, mas registrou um dos menores tickets médios, de R$ 65. O Sul teve o maior valor por colaborador, com ticket médio de R$ 75 em 120 mil transações. No Centro-Oeste e no Nordeste, os valores médios ficaram em R$ 60 e R$ 56, respectivamente. O Norte teve o menor ticket do país: R$ 52.

No recorte por estados, São Paulo apresentou ticket médio de R$ 66, seguido pelo Rio de Janeiro, com R$ 65. No segmento de lojas de doces e chocolates, os tickets médios mais elevados foram registrados no Maranhão (R$ 156), Roraima (R$ 117) e Mato Grosso (R$ 115), apesar de apresentarem menor volume de transações – o que indica um consumo mais concentrado em faixas de valor mais alto.

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Caixa inicia pagamento de Bolsa Família e Auxílio Gás nesta terça

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Pagamento será antecipado para todo o estado do Rio Grande do Sul e para alguns municípios do
Amazonas, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo

 

A CAIXA inicia, nesta terça-feira (15), o pagamento dos programas Bolsa Família e Auxílio Gás dos Brasileiros referentes ao mês de abril. As famílias que recebem seu benefício pelo CAIXA Tem podem movimentar os recursos pelo App. O pagamento do benefício é realizado de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS, com término previsto para dia 30/04. Ao todo, cerca de 20,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família e 5,3 milhões serão beneficiadas com o Auxílio Gás.

 

A CAIXA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, realizará o pagamento do benefício referente ao mês de abril de 2025 no primeiro dia do calendário, independentemente do número do NIS, para todos os beneficiários do Rio Grande do Sul, devido a condições climáticas, bem como para beneficiários de alguns munícipios do Amazonas, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo, em razão de decretos de situação de emergência também provocado por condições climáticas.

Os canais para consulta de informações e movimentação dos valores permanecem os mesmos: App CAIXA Tem, terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

A CAIXA disponibiliza também o Aplicativo Bolsa Família com informações sobre o Programa.

 

Auxílio Gás:

O benefício foi criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias. Atualmente, cerca de 5,3 milhões de famílias recebem, bimestralmente, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Em abril, o valor será de R$ 108.

 

Os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias poderão consultar as informações das parcelas nos Aplicativos Bolsa Família e CAIXA Tem ou pelo telefone 111.

 

Como utilizar o benefício:

Os beneficiários podem movimentar os valores preferencialmente pelo App CAIXA Tem, não sendo necessário ir até uma agência para saque do benefício.

 

Os beneficiários também podem utilizar o cartão para realizar compras nos estabelecimentos comerciais por meio da função de débito bem como realizar saques em Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

Nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser realizado sem cartão com identificação biométrica, cadastrada previamente.

 

Aplicativo CAIXA Tem:

Pelo App CAIXA Tem é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

 

O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio App ou nas Unidades Lotéricas, bem como fazer Pix.

 

Utilizando o App CAIXA Tem também é possível fazer saques nas Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento por meio da geração de token diretamente no App.

 

Mais informações sobre o pagamento do Bolsa Família podem ser consultadas no site do banco.

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Famesp abre processo seletivo para unidades de Botucatu

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Inscrições de 13 a 22 de abril para vagas em diversas especialidades médicas e áreas técnicas

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) comunica a abertura do Processo Seletivo 043/2025 para contratação de profissionais em suas unidades de Botucatu. As inscrições serão realizadas exclusivamente online no período de 13 a 22 de abril de 2025 através do site www.famesp.org.br.

VAGAS DISPONÍVEIS

Área Técnica e Administrativa:

 

  • Técnico de Farmácia (determinado)
  • Técnico de Informática Júnior
  • Analista de Sistemas Júnior
  • Auxiliar de Serviços Gerais

 

Profissionais de Saúde:

  • Farmacêutico
  • Psicólogo Hospitalar (determinado)
  • Fisioterapeuta
  • Terapeuta Ocupacional
  • Enfermeiro Obstetra

 

Médicos Especialistas:

  • Especialista em Dor
  • Ortopedista (Coluna)
  • Ortopedista (Trauma)
  • Ortopedista (Quadril)
  • Mastologista
  • Dermatologista
  • Intensivista
  • Endoscopista
  • Reumatologia Pediátrica
  • Intensivista Pediátrico
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Otorrinolaringologista
  • Oftalmologista (Retina e Vítreo)
  • Oftalmologista (Catarata)
  • Cirurgia Pediátrica

Serviço:

Período de Inscrições: 13 a 22 de abril de 2025

Forma de Inscrição: Exclusivamente pelo site www.famesp.org.br

Documentação Necessária: Consultar edital completo no site oficial

Sobre a Famesp

A Famesp é uma fundação privada, sem fins lucrativos, com mais de 40 anos de existência. Hoje, além de possuir um hospital próprio na cidade de Botucatu (o Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” – SAEI-DAM), onde mantém sede própria, a Famesp também está presente nas cidades de Bauru (SP), Itapetininga (SP) e Tupã (SP) fazendo a gestão de hospitais e ambulatórios médicos por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

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