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Associação Comercial e Empresarial de Botucatu passa a oferecer serviço de Certificação Digital

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A burocracia é um dos principais entraves para qualquer negócio. Documentos diversos como licenças, validações, alvarás, cadastros entre outras exigências permeiam o cotidiano de qualquer empreendedor. O Brasil é um dos países onde o tempo para se abrir uma empresa gira em torno de 107 dias- dependendo do Estado-, conforme levantamento do Banco Mundial.

Após a concretização da formalização outras obrigações estão implícitas no dia a dia de quem produz, comercializa ou até mesmo presta serviços. É novamente a burocracia ditando as regras do jogo. Novamente é necessário apresentar a governo e clientes comprovações de rendimentos, da prestação de serviços e regularidade do empreendimento. Com isso, mais papéis e tempo para viabilizar tais exigências.

Segundo o Banco Mundial, o Brasil ocupa a liderança em tempo despendido para se cumprir todas as obrigações burocráticas e tributárias, com 1.958 horas por ano para que a empresa esteja plenamente regular em todas as esferas governamentais. Isso tem um custo: cerca de 1,5% do faturamento anual é destinado a custear os trâmites em todas as suas esferas, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Gradativamente os governos federal e estaduais têm demonstrado esforços para equalizar este custo, além de dinamizar a abertura e o pleno funcionamento das empresas. O avanço da tecnologia passou a ser um aliado neste trabalho, com documentações deixando exclusivamente o papel e tendo validade no ambiente digital. A expectativa é que o tempo destinado ao cumprimento de tais obrigações tenha queda de 90 horas nos próximos anos, conforme o IBPT.

A Certificação Digital veio para agregar diversos serviços tanto para Pessoas Físicas (PF) quanto Jurídicas (PJ). Em suma, é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para tais modalidades de pessoas. Com o documento, é possível fazer transações oficiais online e sem a necessidade da presença física com garantia de autenticidade e proteção das informações trocadas.

Esta modalidade de certificação começa no Brasil em 2001, por meio da Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, que caracteriza as bases das chaves eletrônicas, sendo designado e especificado por meio da Lei 11419 de 2006, que estabelece os critérios do Processo Eletrônico no país, com regras para uso de documentos digitais pelos poderes Judiciário, Legislativo e gradativamente no Executivo.

Por meio desta modalidade é possível otimizar processos de assinatura de documentos reduzindo, com isso, custos com burocracia, impressão e cartórios. “Um dos grandes entraves para a atividade empresarial continua sendo a burocracia. Seja para a abertura do empreendimento ou mesmo o cumprimento das obrigações cotidianas, são diversas as exigências que demandam tempo e investimentos como o pagamento de taxas. Nos últimos anos vimos iniciativas que tentam desburocratizar o processo produtivo por meio da tecnologia e, ao mesmo tempo, se tornar um facilitador ao empreendedor”, salienta Emílio Angella Neto, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB).

Para garantir maior dinamismo e praticidade no dia a dia do empresário (a), a ACEB disponibiliza, desde setembro, o serviço de AC Certificado Digital, em parceria com a Certisign, empresa líder no segmento. A iniciativa amplia o leque de serviços disponibilizados pela entidade, com foco no acesso de empreendedores às inovações tecnológicas que auxiliem na otimização de processos e negociações. Entre os serviços oferecidos pela Certificação Digital estão o e-CNPJ, que consiste na identidade digital da Pessoa Jurídica; o e-CPF- identidade da Pessoa Física no ambiente virtual; o CT-e- Conhecimento de transporte eletrônico; a NF-e que consiste na Nota Fiscal Eletrônica; além de um pacote completo exclusivo para Pequenas Empresas com as emissões dos principais documentos exigidos.

São oferecidos dois tipos de certificação conforme o estabelecido em lei: A1, que é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet), tendo validade de doze meses. Já a outra modalidade, o A3, consiste na emissão e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Token ou Nuvem). Dependendo do (s) documento (s), tem validade de 1 a 5 anos.

“A certificação digital é uma realidade. Hoje a sociedade está integralmente conectada para serviços diversos, sejam bancários ou mesmo para questões da vida cotidiana como pedir comida, por exemplo. Há documentos como a própria Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o título de Eleitor, entre outros, que já são virtuais. A digitalização de processos é uma tendência que cada vez mais se tornará exigência para empresas e para as pessoas físicas,” explica Ronaldo Vicensotti Bassetto, gerente executivo da ACEB.

O processo de certificação digital feito pela ACEB consiste no agendamento pelo site oficial da entidade (www.acecdlbotucatu.com.br) onde escolherá o pacote de interesse e, através disso, fará todo o procedimento cadastral e a coleta de documentos e dados pessoais e/ou da empresa. Para associados (as) a consulta e serviços relativos à certificação digital contarão com planos exclusivos que facilitarão o acesso a todos os serviços relativos à certificação digital.

“Para que a implantação do serviço de certificação digital fosse disponibilizado pela ACEB, o quadro de colaboradores passou nos últimos meses por intenso processo de capacitação, a fim de garantir que todos os trâmites sejam feitos de maneira prática e com a total segurança”, frisa Bassetto.

Serviço AC Certificado Digital

Associação Comercial e Empresarial de Botucatu

Rua Curuzu, 565, Centro- Botucatu-SP

Horário de atendimento: Segunda à sexta das 8h às 18 horas

Telefone: 14 3882-0010

Site: www.acecdlbotucatu.com.br

E-mail: contato@acecdlbotucatu.com.br

Facebook e Instagram:  @acebotucatu

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NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

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Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

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Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

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Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

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EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

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A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

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