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ACEB firma parceria para facilitar registro de marcas a empresas de Botucatu

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Um dos principais bens que garante credibilidade de uma empresa é a sua marca. São diversas as organizações que são reconhecidas no mercado. Organizações como Apple, Google, Samsung, Facebook, Walmart, Petrobras, entre muitas outras se consolidaram não só por seus produtos e serviços, mas também valorizadas pelos nomes que carregam.

Portanto, proteger este patrimônio intangível é essencial na preservação da identidade que o consumidor terá com o produto ou mesmo a empresa. No Brasil, a atual legislação contempla uma série de procedimentos chamada de Registro de Marca, previamente estabelecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. O órgão é responsável por todo o processo de reconhecimento e certificação, seja de um nome comercial ou mesmo por logomarcas e imagens relacionadas à empresa. Ter o registro faz com que o empreendedor se isente, por exemplo, de problemas quanto ao uso indevido do nome do estabelecimento, ou processos por plágio.

Somente nos três primeiros meses deste ano, mais de 51.200 novos pedidos de registro de marca foram feitos no país. Em 2018, este número fechou em 204.419 depósitos de marcas junto ao governo. Para se ter uma ideia, Botucatu teve, de 2007 a 2017, total de 782 solicitações de registros, passando de 48 pedidos (em 2007) para 123 no último ano do período analisado.

Neste contexto a Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB) formalizou parceria com a Zênite Registro de Marcas, para ampliar as possibilidades das empresas associadas em garantir a segurança da propriedade intelectual da marca em suas mais diferentes esferas, que vão desde o nome da empresa (nominativa), identidade visual (figurativa) ou ambas (mista).

A Zênite atua no segmento com a proposta de simplificar os trâmites burocráticos como documentação exigida pelo governo, bem como as despesas referentes a cada etapa do processo de registro. Um diferencial é que todo o processo entre cliente e o escritório ocorre de forma remota. “O propósito da Zênite é bastante claro: dar tranquilidade e segurança ao empreendedor. E mais do que isso, buscamos ser diferentes e atender nossos clientes da forma mais simples e informal possível. Para isso, utilizamos uma metodologia de trabalho muito transparente: não cobramos taxas, anuidades, mensalidades nem manutenção. Trabalhamos com um valor único que inclui todas as despesas para o registro da marca”, explica Paulo Marinho, advogado responsável pelo escritório.

Pela parceria, empresas associadas à ACEB terão descontos atrativos (que variam conforme a modalidade) no custo final do processo de registro. A iniciativa, inédita na região de Botucatu, auxiliará na proteção da propriedade intelectual tanto de empresas tradicionais quanto de novos empreendimentos. “Garantir que uma empresa tenha a segurança de que possa usar sua marca ou logomarca sem o risco de um processo judicial por plágio, é um diferencial oferecido pela Associação Comercial para solidificar ainda mais o desenvolvimento econômico regional”, frisou Flávio Fogueral, diretor da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu.

Como funciona o registro de marcas

O registro do nome e logomarca, no Brasil, envolve cinco etapas. Na primeira fase ocorre a verificação da disponibilidade para uso; onde ocorre um depósito inicial para o registro do nome. É neste momento em que o INPI dá acesso ao formulário para o preenchimento das informações e, também a escolha das características da marca: nominativa, figurativa, mista, de produto ou serviço, entre outras. A terceira etapa consistirá em exame formal dos procedimentos, como pagamento das taxas e conferência das informações dadas pelo empresário.

Passadas tais análises, outro momento do processo é o que se chama de “Exame de Mérito”, onde terceiros podem apresentar oposição ao registro e os técnicos do INPI darão o aval positivo ou negativo para o registro. Estes trâmites podem durar até vinte e quatro meses. Se não ocorrer nenhum intercurso, haverá o deferimento do governo brasileiro para que o empreendedor possa usufruir exclusivamente da marca por um período inicial de dez anos.

Dentro do registro, há classificações quanto às atividades que a empresa oferece ao mercado e que tenha interesse em garantir a propriedade de uso. Ao todo, são 45 classes, entre produtos e serviços. Os custos para um registro variam conforme a opção do empresário.

Os principais tipos de marcas

Nominativa: A marca é formada por seu nome sem uma identidade visual.

Figurativa: A marca, por sua vez, é formada apenas pela identidade visual, pelo desenho que a distingue das outras. Uma logomarca, por exemplo.

Mista: Neste caso, une-se as duas modalidades acima. Ou seja, é formada pelo nome apresentado junto com sua imagem.

Serviço

Associação Comercial e Empresarial de Botucatu

Rua Curuzu, 565

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 8h às 18 horas.

Email: gerencia.scpc@acecdlbotucatu.com.br

Instagram: @acebotucatu

Facebook: facebook.com/acebotucatu

Site: www.acecdlbotucatu.com.br

Telefone: (14) 3882-0010

Zênite Registro de Marcas

Site: https://zenitemarcas.com.br

Email: registro@zenitemarcas.com.br

Instagram: @zenitemarcas

Facebook: facebook.com/zenitemarcas

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Brasil

Empresa mapeia queda no consumo durante a Páscoa: ticket médio recua 33% em 2025

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Foto: Freepik

 

Levantamento com base em 40 mil empresas aponta retração em gastos com alimentação

A Caju, empresa de tecnologia especializada em multissoluções para gestão de RH, identificou uma retração significativa nos gastos com alimentação durante o feriado da Páscoa. Com base nas transações realizadas por colaboradores de mais de 40 mil empresas atendidas, o ticket médio individual caiu de R$ 97, em 2024, para R$ 65 neste ano – queda de 33%. O volume total movimentado também recuou 42%, passando de R$ 61,5 milhões para R$ 35,4 milhões entre os períodos de 29 a 31 de março de 2024 e 18 a 20 de abril de 2025.

Segundo a empresa, o principal fator para a queda foi o calendário: em 2024, a Páscoa coincidiu com o fim do mês e o pagamento dos salários, enquanto em 2025 ocorreu no meio de abril, quando os saldos disponíveis tendem a ser menores. Os recuos mais expressivos ocorreram nas categorias relacionadas à alimentação, como vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR).

Nas lojas de doces e chocolates, o ticket médio caiu de R$ 86 para R$ 68 (–21%), e o valor total transacionado no período despencou 53%, de R$ 726 mil para R$ 344 mil. Estabelecimentos como mercearias – líderes em transações neste ano – também registraram forte retração no ticket médio, de R$ 122 para R$ 72 (–41%).

Por outro lado, os gastos realizados por meio dos produtos de Premiações e Despesas da Caju cresceram, apontando para um uso mais recorrente de verbas corporativas voltadas a incentivos e reembolsos pontuais.

 

Recorte regional – O Sudeste concentrou o maior número de transações em 2025, com 383 mil operações, mas registrou um dos menores tickets médios, de R$ 65. O Sul teve o maior valor por colaborador, com ticket médio de R$ 75 em 120 mil transações. No Centro-Oeste e no Nordeste, os valores médios ficaram em R$ 60 e R$ 56, respectivamente. O Norte teve o menor ticket do país: R$ 52.

No recorte por estados, São Paulo apresentou ticket médio de R$ 66, seguido pelo Rio de Janeiro, com R$ 65. No segmento de lojas de doces e chocolates, os tickets médios mais elevados foram registrados no Maranhão (R$ 156), Roraima (R$ 117) e Mato Grosso (R$ 115), apesar de apresentarem menor volume de transações – o que indica um consumo mais concentrado em faixas de valor mais alto.

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Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

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A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

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Brasil

Famesp abre processo seletivo para unidades de Botucatu

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Inscrições de 13 a 22 de abril para vagas em diversas especialidades médicas e áreas técnicas

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) comunica a abertura do Processo Seletivo 043/2025 para contratação de profissionais em suas unidades de Botucatu. As inscrições serão realizadas exclusivamente online no período de 13 a 22 de abril de 2025 através do site www.famesp.org.br.

VAGAS DISPONÍVEIS

Área Técnica e Administrativa:

 

  • Técnico de Farmácia (determinado)
  • Técnico de Informática Júnior
  • Analista de Sistemas Júnior
  • Auxiliar de Serviços Gerais

 

Profissionais de Saúde:

  • Farmacêutico
  • Psicólogo Hospitalar (determinado)
  • Fisioterapeuta
  • Terapeuta Ocupacional
  • Enfermeiro Obstetra

 

Médicos Especialistas:

  • Especialista em Dor
  • Ortopedista (Coluna)
  • Ortopedista (Trauma)
  • Ortopedista (Quadril)
  • Mastologista
  • Dermatologista
  • Intensivista
  • Endoscopista
  • Reumatologia Pediátrica
  • Intensivista Pediátrico
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Otorrinolaringologista
  • Oftalmologista (Retina e Vítreo)
  • Oftalmologista (Catarata)
  • Cirurgia Pediátrica

Serviço:

Período de Inscrições: 13 a 22 de abril de 2025

Forma de Inscrição: Exclusivamente pelo site www.famesp.org.br

Documentação Necessária: Consultar edital completo no site oficial

Sobre a Famesp

A Famesp é uma fundação privada, sem fins lucrativos, com mais de 40 anos de existência. Hoje, além de possuir um hospital próprio na cidade de Botucatu (o Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” – SAEI-DAM), onde mantém sede própria, a Famesp também está presente nas cidades de Bauru (SP), Itapetininga (SP) e Tupã (SP) fazendo a gestão de hospitais e ambulatórios médicos por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

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