Conecte-se Conosco

Botucatu

RESTAURADORA DA PINACOTECA DE SP AUXILIA NA CONSERVAÇÃO DE MAIS DE 400 OBRAS DO MAC

Publicado

em

 CULTURA  – A Secretaria de Cultura de Botucatu recebeu na última semana de março a restauradora Valeria de Mendonça, coordenadora do Núcleo de Restauro da Pinacoteca de São Paulo. Ela presta assessoria e acompanhamento pelo “Salve Gravura!”, projeto de difusão e preservação de acervos museológicos subsidiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado e no qual Botucatu foi selecionada no final do ano passado.

O projeto propõe a higienização e acondicionamento de 432 gravuras adquiridas pela doação do  Instituto Itaú Cultural e das gravuras já pertencentes ao acervo do MAC (Museu de Arte Contemporânea – Itajahy Martins). O trabalho em cima deste acervo tem sido realizado desde janeiro. Primeiro, as obras foram selecionas e organizadas por tamanho e autor. A atual etapa é a de confecção de caixas e pastas para o acondicionamento adequado das obras.

Valéria de Mendonça tem uma experiência na área de conservação e restauro em diversas instituições do Brasil e exterior. Com a visita da restauradora foi possível tirar dúvidas e adquirir mais orientações para a sequência do projeto que deverá ser concluído até o final de setembro com uma oficina prática e uma palestra com a participação da própria restauradora.

Atualmente o MAC possui uma coleção total de 704 obras, que ficará acondicionada na reserva técnica do Fórum das Artes / Pinacoteca Botucatu, edifício onde funcionou o antigo Fórum de Justiça a Cidade e que está em fase final de reformas e restauro. A proposta é que o Fórum das Artes seja em breve o primeiro museu no interior do Estado a atuar como uma extensão da tradicional Pinacoteca de São Paulo, que reúne obras de artistas renomados mundialmente.

“Tenho maior carinho pelo projeto [Fórum das Artes] porque Botucatu tem um acervo muito bom e um espaço magnífico. Tudo foi pensado para ter uma conservação adequada das obras que ficarão neste edifício que está sendo resgatado. Inclusive, dentro dele, haverá um espaço dedicado somente à parte de conservação preventiva e restauro das obras, que é um trabalho de longo prazo e que nunca tem fim. Por esse e outros motivos tenho certeza que Botucatu vai ser referencia para o interior paulista e outros estados”, afirma Valéria.

A Pinacoteca de São Paulo, desde 2012, estabeleceu parceria técnica com o MAC para o  desenvolvimento das exposições e ações educativas envolvendo  professores e alunos da rede pública e particular, entidades e público especiais, comunidades de bairro e público em geral. Tudo para que a população comece a entender e se apropriar do novo espaço destinado à cultura na Cidade.

“A instalação do Fórum das Artes possibilitará que a população do interior do Estado não precise ir somente aos grandes centros para ter contato com cultura de qualidade. E um dos principais objetivos é que este novo espaço seja também um centro de referência em educação em museus. Temos que oportunizar essa experiência ao público em geral, de todas as idades e classes sociais, pois a arte tem o dom de mexer com nossas emoções e conceitos”, avalia Claudia Basseto, diretora do MAC.

 

Sobre o MAC

O MAC iniciou seu acervo em 1984, ano de sua criação, com gravuras de artistas de renome nacional e internacional que tinham uma relação de amizade com seu fundador, o gravurista botucatuense Itajahy Martins. Com o tempo, essa coleção passou a incluir também pinturas, esculturas, objetos e tapeçarias, mas manteve sua vocação para a gravura. Hoje ele conta com obras de importantes nomes como Maria Bonomi, Takashi Fukushima, Rubens Ianelli, Renina Katz, João Rossi, Gilberto Salvador, Christina Parisi, Amilcar de Castro e Alberto Lefrève.

Com 704 itens em seu acervo, o MAC poderá em breve tornar sua nova coleção acessível ao público, por meio de seu programa de exposições. Com o correto tratamento desse acervo, a instituição prevê, ainda, a abertura de sua reserva técnica no Fórum das Artes (hoje acondicionada no Teatro Municipal – Camilo Fernandez Dinucci) a pesquisas e troca de experiências em conservação preventiva com profissionais e estudantes ligados a museus, acervos documentais e universidades.

Prefeitura de Botucatu

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

NAPE atua na inclusão da comunidade surda em Botucatu

Publicado

em

Hoje, 24 de abril, é celebrada uma data muito importante para a inclusão e a valorização da diversidade no Brasil: o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Essa data marca a sanção da Lei nº 10.436/02, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Em Botucatu, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) “Alcyr de Oliveira” tem sido essencial para essa temática. O Núcleo oferece cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral, incentivando o aprendizado dessa língua rica e fundamental para a comunicação inclusiva.

Em paralelo ao trabalho realizado com a população em geral, a Secretaria Municipal de Educação e o NAPE mantêm uma parceria na inserção de intérpretes de Libras nas escolas, que atuam diretamente nas salas de aula com os alunos surdos da Rede Municipal de Ensino. Também foi iniciado um trabalho de atendimento em horário extraescolar para esses alunos, com o objetivo de ampliar o vocabulário e desenvolver ainda mais a fluência em sua língua materna (Libras).

Mais do que uma celebração, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é um convite à reflexão. Ainda há muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas, e é nosso dever como sociedade buscar constantemente formas de promover mais acessibilidade, respeito e inclusão, afinal, a inclusão começa com a comunicação!

NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira”
Endereço: Rua Amando de Barros, 1520, Centro
Telefone: (14) 3811-3061, (14) 99731-0754

Continuar Lendo

Botucatu

Turismo abre inscrições para Feira Turística do Dia das Mães

Publicado

em

Este evento promete oferecer o melhor do artesanato local e uma variedade de atrações musicais e artísticas ao longo do dia

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo, informa que está com inscrições abertas para a Feira Turística de Dia das Mães, que será realizada no dia 10 de maio (sábado), das 9 às 17 horas, na Praça Isabel Arruda – Centro.

As inscrições para artesãos, expositores, serviços gastronômicos e turísticos devem ser feitas através DESTE LINK e seguem até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo).

https://forms.gle/iY949voNYkvGFzjs6

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade física da praça, será feito um sorteio no dia 28 de abril e as pessoas sorteadas serão notificadas no dia 29 de abril. A reunião de alinhamento com todos os selecionados para participarem da feira está agendada para o dia 06 de maio.

Mais informações:

E-mail: turismo@botucatu.sp.gov.br,

Telefone: (14) 3811-1490

WhatsApp: (14) 99790-6691

Continuar Lendo

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5